"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

quinta-feira, 14 de março de 2013

SANTO PADRE FRANCISCO é o novo papa da Igreja Católica


quarta-feira, 13 de março de 2013 · 15:41



O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o novo Papa.

Ele escolheu o nome Francisco.

É o Papa de número 266 da Igreja Católica.

Os 115 Cardeais anunciaram a escolha do novo Pontífice nesta tarde às 15h05, horário do Brasil, com a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina no Vaticano.

O cardeal francês, protodiácono, Jean-Louis Tauran surgiu à janela da Basílica de São Pedro, às 16h10, horário do Brasil, para anunciar o nome do sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado no último dia 11 de fevereiro.

O anúncio foi feito em latim, traduzido em português:

‘Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa: o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal da Santa Igreja Romana Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome Francisco.

A decisão foi tomada depois de cinco votações realizadas pelos cardeais, uma ontem à tarde e outras quatro efetuadas hoje (duas de manhã e mais duas nesta tarde).

No seu primeiro pronunciamento como Papa, manifestou simplicidade e humildade.

Rezou pelo papa emérito, Bento XVI em atitude de agradecimento e reconhecimento.

Num gesto amoroso pediu que o povo rezasse por ele no momento em que assumia o papado, e curvou-se perante a multidão que estava presente na Praça de São Pedro.

Um silêncio reverencial se fez, e ali naquele momento, a Igreja toda pediu a Deus pelo seu novo Pastor.

Sua primeira mensagem trouxe paz e alegria aos fiéis católicos, ao dizer que a caminhada é do bispo com o povo.

"E agora comecemos este caminho bispo e povo, bispo e povo. (...) Um caminho de Fraternidade, de amor, de confiança entre nós".


Veja na íntegra a mensagem do Papa Francisco:


“Irmãos e Irmãs, boa noite! Vocês sabem que o dever do Conclave era de dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo. Mas, estamos aqui! Vos agradeço pela acolhida, à comunidade diocesana, ao seu bispo. Obrigado!(…aplausos…)

Antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI (…aplausos…).

Rezemos todos juntos por ele, para que Deus o abençoe e Nossa senhora o proteja.
(segue a oração do Pai Nosso, da Ave Maria e do Glória ao Pai).

E agora comecemos este caminho bispo e povo, bispo e povo. Este é o caminho da Igreja de Roma que é aquela que precede na caridade todas as outras Igrejas. Um caminho de Fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, um pelo outro, rezemos por todo o mundo, para que exista uma grande fraternidade.

Desejo que este caminho de Igreja, que hoje começamos e que me ajudará o meu Cardeal Vigário aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta tão bela cidade. (…aplausos…).

E agora gostaria de dar uma bênção, mas antes vos peço um favor. Antes de o bispo abençoar o povo vos peço que vocês rezem ao Senhor para que me abençoe. A oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. (…aplausos…).

Façamos em silêncio esta oração de vocês por mim!”.

Ao fim dessas palavras, o Papa Francisco concedeu a sua primeira bênção apostólica, a bênção ‘Urbi et Orbi’.



CONHEÇA O PAPA FRANCISCO


O Cardeal Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936.

É o primeiro papa latino-americano, sacerdote da Companhia de Jesus, conhecidos como Jesuítas e arcebispo de Buenos Aires, na Argentina desde 1998.

Foi criado cardeal no Consistório de 2001 e eleito Papa no segundo Conclave do qual participou.

Estudou e se diplomou como técnico químico. Ingressou no seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958 passou ao noviciado da Companhia de Jesus.

Em 1960, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, em San Miguel. De 1967 a 1970 cursou Teologia no Colégio Máximo de San Miguel. Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano.

Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.

Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

Na Santa Sé, é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.







terça-feira, 5 de março de 2013

Falta de transparência marca domingo de eliminação e prova do líder #BBB13



Na mesma noite, Marcello foi eliminado e Kamilla, sua adversária, virou líder em prova rápida
As enquetes do UOL não têm valor de amostragem científica e não interferem no andamento do programa, mas costumam ser um indicador confiável dos humores do público que assiste ao "BBB".

Raramente há uma discrepância muito grande entre o que diz a enquete e o resultado oficial do programa. Mais raro ainda é o levantamento apontar um eliminado e sair outro candidato, como ocorreu neste domingo (3), com a derrota de Marcello para Kamilla.

Sinal de que algo diferente ocorreu neste paredão foi o anúncio incomum do diretor Boninho no Twitter, no início da tarde: "Votação apertada! Troca direta de eliminado, desde o início." Ao começar o programa, o apresentador Bial reforçou o mesmo ponto: "Nada tá decidido ainda".

Para completar, em seu discurso de eliminação, Bial apresentou uma série de estatísticas falsas, como que a sugerir que os números podem enganar.

Prejudicada dois dias antes, com a revisão da prova do líder realizada na quinta-feira e a anulação da prova do anjo, Kamilla foi a grande vitoriosa deste domingo. A candidata não apenas sobreviveu ao difícil paredão como ainda virou a líder, ao fim de uma prova ridícula de perguntas e respostas.

Os candidatos deviam responder a questões como: Qual é a capital de Rondônia? Quem descobriu o Brasil? Quem descobriu a América? Quem é Edson Arantes do Nascimento? Que dia foi a abolição da escravatura?

Como o público não conhecia a ordem das perguntas, ficou no ar a dúvida de que algum candidato possa ter sido beneficiado com questões mais fáceis do que outras. Em nome da transparência, o "BBB" poderia publicar as perguntas com antecedência no site do programa.

MAURICIO STYCER
É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL