"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

terça-feira, 22 de março de 2016

Fé na vida, fé no homem, fé no que virá...

Danielle Lins Lima Leal, minha filha,  publicou em seu Facebook :

Em tempos de terrorismo e corrupção, eu vejo minhas sobrinhas, meus afilhados, meus apadrinhados, os filhos de amigas que acabaram de nascer e ainda consigo acreditar no ser humano. Isabela cantando hoje me inspirou. Um mundo melhor para os meus bebês!

Nunca Pare de Sonhar
Gonzaguinha

Ontem um menino
Que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo
Que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue
Nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será...


E eu assino embaixo 
Claudia Lins Lima Leal


Fé na vida, fé no homem, fé no que virá...









terça-feira, 15 de março de 2016

Literalmente, tudo pela audiência...Mas homofobia não, porque não sou obrigada!

Após três novelas seguidas das 9 escritas por homossexuais e com vários personagens LGBT, a próxima do horário, Velho Chico, não contará com os arco-íris na trama e será escrita por um homofóbico.



Para diretor de 'Velho Chico', homofobia de autor não representa equipe

Luiz Fernando Carvalho afirma repudiar toda forma de preconceito e que foi 'momento infeliz' a declaração anti-gays de Benedito Ruy Barbosa.


O homofóbico Benedito Ruy Barbosa e o diretor de Velho Chico, Luiz Fernando Carvalho
Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho, no lançamento da novela

Luiz Fernando Carvalho, que assina a direção de Velho Chico, próxima novela das 9 da TV Globo, disse que as declarações homofóbicas de Benedito Ruy Barbosa não representam a opinião de mais ninguém da equipe da novela.

"A declaração do Benedito não corresponde ao meu pensamento nem ao pensamento de toda a minha equipe, incluindo aí os autores, Edmara e Bruno [filha e neto de Benedito] além de todo o elenco", disse o diretor ao jornal O Globo. 

"Foi um momento muito infeliz", resumiu Carvalho. "Repudio firmemente toda forma de preconceito. A novela fala de amor, inclusão e lutas por direitos de igualdade e justiça. Sinceramente, não posso entender como um escritor tão sensível possa ter chegado a este ponto."

De acordo com vários sites, a TV Globo pensou em emitir uma nota de repúdio dizendo algo parecido - que essa não é a opinião da emissora e que é a favor da inclusão -, mas o canal achou que aumentaria o burburinho em torno do assunto e prejudicaria a estreia da novela, marcada para segunda-feira 14. Errou a Globo. A emissora deveria, sim, ter se pronunciado.

Barbosa disse, na festa de lançamento da novela, segunda-feira 7, barbaridades sobre os homossexuais, como o de ter um "puta orgulho" que os homens de sua família sejam todos "machos pra cacete". Tivesse dito que sente orgulho de que eles sejam brancos, duvidamos que o canal emitiria uma nota rechaçando o racismo.

Autor do argumento e supervisor de Velho Chico, Barbosa ganhou o repúdio do deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), que o chamou de ignorante e preconceituoso, foi alvo de indiretas do autor Aguinaldo Silva e de uma campanha na internet de boicote à novela. 


Após três novelas seguidas das 9 escritas por homossexuais e com vários personagens LGBT, a próxima do horário, Velho Chico, não contará com os arco-íris na trama e será escrita por um homofóbico.

E ele continua...

Na festa de lançamento da novela no início da semana, Benedito Ruy Barbosa, explicitou sua homofobia de um jeito que constrangeu até sua filha, Edmara Barbosa, que estava ao seu lado e tentou interrompê-lo.

"Odeio história de bicha. pode existir, pode aceitar, mas não pode transformar isso em aula para as crianças. Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um puta orgulho porque são tudo macho pra cacete", disse o autor ao jornal EXTRA. Edmara tentou fazer o pai calar a boca, mas ele vomitava: "Deixa eu falar, ué. É a minha opinião."

Texto tirado do Guia Gay de São Paulo

Acordar para a vida


Acordar para a vida

Acordar é como o sol nascente. No início tudo parece ser muito escuro, como vislumbres de consciência que começam a iluminar as sombras. Emergentes de um sono longo, os nevoeiros e véus que nos encobriam dissolvem-se e toda a planície de mente surge como um terreno no seu todo. É tranquilo. 

A vagareza do corpo, ainda sonolento, a pouco e pouco vai deixando gerar dentro de nós muitas conversas internas. Há uma intimidade consigo mesmo; você como o núcleo do seu Ser. 

Durante estes primeiros minutos, a mente e o cérebro estão muito receptivos à influência. Se, por hipótese, um alarme soou alto e de rompante, você provavelmente irá sentir-se abalado por algumas horas. Por outro lado, se alguém que você ama, de repente começar a dizer-lhe o quanto ele ou ela gosta de si, o mais certo é ficar a sentir-se bem por horas. Assim sendo, precisamente nestes momentos delicados e encantadores dos primeiros ‘sopros’ da manhã, porque não influenciar positivamente a sua mente (e a si mesmo)? 

Há um provérbio antigo que diz que a nossa mente adquire a forma do que quer que repouse sobre ela. Para melhor ou para pior! Em vez de repousar sobre ela planeamento excessivo, calculismo, preocupação (que simplesmente quer dizer “pré- ocupação”, ou o nos ‘ocuparmos’ com algo que ainda não aconteceu), stress, etc., porque não reservar uns escassos minutinhos do seu tempo para receber e abraçar algo de mais positivo? 

Como se sentiria se desse para “reconfigurar” o seu dia para melhor (especialmente se for uma pessoa propensa, como muitos, a alguma ansiedade ou aos chamados “blues” matinais)? Desta forma, à medida que o seu dia se desenrola, poderá, sempre que necessário, retornar aos sentimentos e intenções que estabeleceu para si quando acordou. Chama-se a isto criar uma “ancoragem” emocional… para, de quando em vez, poder reabastecer-se e recorrer rapidamente à “box” na estrada da vida. :) 

Vejamos como. 

Primeiro de tudo, esta prática tem a grande vantagem de ser muito natural e simples. Quando acorda, ou seja, no estado vigil, procure descansar primeiramente ( primeiro a mente ;) ) a mente e repousar nela duas ou três coisas que são boas para si ou que lhe fazem sentir bem. Suavize. Procure um sentimento de refúgio e deixe-o escorrer dentro de si, como que “inundando” (primeiro) a sua mente, depois o seu corpo, pelos rios do sangue, percorrendo sistemas, tecidos e órgãos. O cérebro tem necessidades muito específicas, como por exemplo evitar a dor e sentir-se recompensado. Assim, à medida que formos atendendo a elas, procurando que ele natural e progressivamente se “anexe” a estes sentimentos, criamos desde logo as condições para ser ele próprio (sem um grande esforço activo, consciente ou “deliberado”) a buscar estes padrões, por repetição. No modo ágil que o caracteriza, o cérebro começa a abastecer o corpo e a reparar as “fissuras” mentais, da mente que o habita, para a procura e o alcance de um senso básico de paz, de amor, de felicidade, de reparação, de integração. Em suma, de cura, de saúde e de bem-estar. 

Agora que já sabe :), não se esqueça que o cérebro / mente é como uma esponja durante os primeiros minutos, depois de acordar. Como tal, procure encontrar a cada nova aurora um sentido de paz (tranquila, segura, não em guerra com algo ou alguém), felicidade (que não é só contentamento), e amor (partilha, entrega, benevolência, compaixão… por si mesmo e pela espécie da qual fazemos parte, que bem precisa… ;) ). 

Assim que os tiver encontrado, agracie o momento. Eles são um (e “o”) presente.

domingo, 6 de março de 2016

Um amor para se guardar...

Ana Paula foi desclassificada do BBB 16 após agredir Renan com dois tapas no rosto, durante a festa Festa Trem Expresso. Mas nem por isso ela ficou sem o tradicional discurso de eliminação feito por Bial. 

Na noite do sábado (05), o apresentador começou o programa com um belo discurso e emocionou Ana Paula, que assistia ao BBB de casa. 

Momentos antes da exibição, Ana tinha se questionado em vídeo como tratariam o assunto no programa
(Foto: Reprodução/GShow)

No discurso, Bial disse: "Ana, a louca. Já em seu primeiro Paredão, eu dizia: 'Você, que ao expor, se expõe'. Você, descontrole. Você que quer holofote na cara da verdade. (....) Você, que passa do ponto. Passou. Oh, se passou! Passou muito do ponto. E hoje eu posso concluir: Você, que engrandeceu o jogo ao relativizar falsos bem mal absolutos. Ironia! Você, que trouxe o relativismo, foi vítima de sua busca pelo absoluto. Você, que não teve medo de ser odiado como vilã. E foi amada como anti-heroína. Você, que mesmo na hora da briga não perdia o humor pois enxerga o ridículo de nossas paixões e tem a grande virtude de saber rir de si mesma. Você, criança perversa ou criança perdida? Você que tem demais e nada basta. Mimada e carente".

Bial continua: "Você, generosa, viu a solidão de Ronan e o trouxe de volta. Você, esperta, percebeu o brilho de Munik e com ela 'formou'. (...) Você, que disse bonito: 'Meu objetivo era enxergar um rumo pra minha vida'. Rumo que buscava desde sempre arriscando, testando, provocando. Até chegar ao rumo que se chama limite! Esse era o rumo que você buscava aqui e o BBB deu pra você. Limite! Uma forma muito generosa de amar".

Em suas redes sociais, a ex-sister postou um vídeo aos prantos com o texto de despedida e disse: "Estou mega emocionada!". Momentos antes, a mineira postou um vídeo em que parecia ansiosa com o início do programa e se questionou: "Será que vão acabar com a minha raça?".


Redação IBahia

Compaixão por Ana Paula

Em "discurso da desclassificação", 

Bial pede "compaixão" por Ana Paula.

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

artigosColunista do UOL
Reprodução/TVGlobo
  • "Criança perversa ou criança perdida?", perguntou Pedro Bial ao falar da eliminação de Ana Paula

    "Criança perversa ou criança perdida?", perguntou Pedro Bial ao falar da eliminação de Ana Paula

Ana Paula deixou o "BBB16" sem ter direito ao tradicional "discurso da eliminação", feito por Pedro Bial, nas noites de terça-feira. A única coisa que ela ouviu, na manhã deste sábado (05), foi a voz impessoal do chefão Boninho no confessionário: "A senhora está eliminada".

Ainda assim, a jornalista teve direito a um outro tipo de homenagem do apresentador, doze horas depois, na noite de sábado – o "discurso da desclassificação", que mereceu por ter dado dois tapas na cara de Renan. 
 
Aos espectadores indignados com as atitudes de Ana Paula no programa, Bial foi logo dizendo: "O "BBB" não é necessariamente vitrine de virtudes nem de vícios. Tantas vezes desrespeitosa e desequilibrada, Ana Paula não é um exemplo, mas merece toda compaixão e nos inspira à reflexão".
 
Compaixão? O apresentador tentou explicar, em chave poética, como gosta. Primeiro, reconheceu: "Você passou do ponto, passou muito do ponto". Mas teve um mérito, disse: "Você engrandeceu o jogo ao relativizar falsos bem e mal absolutos."
 
Talvez no melhor trecho do discurso, Bial observou: "Não teve medo de ser odiada como vilã e foi amada como anti-heroína". E corretamente lembrou: "Mesmo na hora da briga, não perdia o humor. Pois enxerga o ridículo de nossas paixões e tem a grande virtude de saber rir de si mesma".
 
Por fim, meio psicólogo, Bial perguntou: "Você, criança perversa ou criança perdida? A um só tempo mimada e carente." E justificou a desclassificação como um gesto de carinho paternal do programa: "O "BBB" te deu limite, uma forma muito generosa de amar".